Últimas Notícias

Governo do Estado apresenta o BRT-ABC

SÃO PAULO E ABC – Nesta sexta-feira, 7 de maio, foi apresentado pelo governo do Estado o projeto do BRT ABC, um sistema de transporte rápido por ônibus que ligará as cidades de São Bernardo, São Caetano e Santo André a São Paulo, se conectando com a CPTM, Metro, Expresso Tiradentes, linhas da SPTrans e ao Corredor ABD.

O projeto do BRT-ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, ligando o Terminal São Bernardo, em São Bernardo do Campo, ao Terminal Sacomã, em São Paulo. O corredor terá 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, articulado, com 23 metros. Além de um bilhete expresso, que dará a opção ao passageiro de fazer menos paradas, haverá duas outras opções: tradicional e semiexpressa.

A obra tem previsão de entrega e operação total em 2023. Não foi informada a data exata do início das obras, que deve acontecer após a conclusão do projeto executivo, que está em andamento. Toda a obra será feita pela concessionária Metra, que terá direito de explorar o corredor por 25 anos.

“Estamos muito felizes de assinarmos o projeto do BRT do ABC. Esse é o primeiro BRT aqui no estado de São Paulo, que vai permitir a ligação de áreas importantes do Grande ABC. Uma iniciativa que exigiu estudos, planejamento, análises, para permitir que com essa alternativa, com esse modal, oferecêssemos o menor tempo possível ao menor investimento viável e, principalmente, em um tempo reduzido de implantação. Nós temos que ter pressa para atender aqueles que precisam de transporte coletivo de qualidade”, disse o governador João Doria, conforme nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O investimento total será de R$ 859 milhões, todo ele feito pela concessionária Metra. O novo modal terá capacidade para transportar 115 mil pessoas por dia.

O novo corredor BRT substitui a Linha 18-Bronze de monotrilho, que teve seu projeto cancelado pelo governo do Estado.

Confira, abaixo, o vídeo divulgado pela EMTU sobre o novo modal:



Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *