DIADEMA/SP E SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP – A Auto Viação ABC assumiu neste sábado, 15/05, treze linhas que até ontem eram operadas pela Mobibrasil Diadema, que desistiu de operar as linhas da EMTU.
A frota das linhas é, basicamente, composta por veículos mais antigos da Auto Viação ABC e alguns oriundos da Publix. O que chama a atenção é a presença de modelos de ônibus mais curtos que os convencionais em linhas mais carregadas, como a 182TRO.
Além da frota própria do Grupo ABC, 26 ônibus da Mobibrasil foram repassados ao Grupo ABC mas, pelo menos nas linhas que acompanhamos, eles não foram usados.
As linhas que eram da Mobibrasil, que passaram a ser operadas pela Auto Viação ABC, são as seguintes:
006TRO São Bernardo do Campo (Jardim Nazareth) – São Paulo (Terminal Sacomã);
044TRO São Paulo (Jardim Castelo) – Diadema (Centro);
051TRO Diadema (Vila São José) – São Paulo (Saúde);
112TRO Diadema (Term. Metrop. Piraporinha) – São Paulo (Santo Amaro);
154TRO São Bernardo do Campo (Jardim Nazareth) – São Paulo (Terminal Sacomã);
182TRO São Bernardo do Campo (Acampamento dos Engenheiros) – Diadema (Term. Metrop. Diadema);
212TRO Diadema (Jardim Sapopema) – São Paulo (Terminal Sacomã);
236TRO Diadema (Term. Metrop. Piraporinha) – São Paulo (Terminal Sacomã);
279TRO Diadema (Term. Metrop. de Diadema) – São Paulo (Metrô São Judas);
358TRO Diadema (Vila São José) – São Paulo (Saúde);
380TRO Diadema (Term. Metrop. de Diadema) – São Paulo (Jardim Guacuri);
446TRO São Bernardo do Campo (Jardim Borborema) – São Paulo (Saúde);
855TRO Diadema (Taboão) – São Paulo (Jabaquara).
Embora em nenhum momento as linhas tenham sido paralisadas por conta da mudança, elas não estão aparecendo no aplicativo e no site da EMTU. De acordo com a gestora do transporte metropolitano, “as linhas da Mobibrasil podem apresentar instabilidade até a próxima terça-feira devido a atualização do sistema.”
Next Mobilidade – E, paralelamente à saída da Mobibrasil, começou a passagem das linhas de ônibus da Área 5 da EMTU para uma nova empresa do Grupo ABC.
Na madrugada deste sábado, no site da EMTU foram registradas alterações não só nas linhas da Mobibrasil mas também da própria Auto Viação ABC. Todas elas foram transferidas para a ABC Sistema de Transporte SPE S.A., que é a empresa constituída para construir e operar o BRT ABC e operar todas as linhas intermunicipais da área 5 e o corredor ABD. Ela atuará sob o nome fantasia de “Next Mobilidade”, como foi adiantado em matéria do Diário do Transporte desta sexta-feira, e substituirá todas as empresas que pertencem ao Grupo ABC na região (Metra, Auto Viação ABC e Publix). Neste começo, embora frotas e linhas comecem a migrar para o nome da ABC Sistema, a operação das linhas da Auto Viação ABC e ex-Mobi será pela Auto Viação ABC, que atuará como “subcontratada” até que a nova empresa as assuma.
Para os próximos meses há a promessa de que chegarão 110 ou 120 novos ônibus para o Grupo, provavelmente inaugurando a marca “Next Mobilidade”, que acompanhará a região pelos próximos 25 anos.
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.