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Ônibus movido a GNV e/ou biometano irá operar em fretamento no RS

CAXIAS DO SUL/RS – A Turis Silva, empresa de fretamento da região sul do Brasil, irá usar o primeiro ônibus movido a gás natural veículor (GNV) ou biometano para fretamento. A intenção é introduzir veículos movidos a combustíveis sustentáveis e colaborar para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O veículo foi fabricado por uma parceiria entre a Marcopolo e a Scania.

Marcopolo Paradiso New G7 1050, da Turis Silva

O ônibus é um Marcopolo Paradiso New G7 1050, chassi Scania K320 4×2, de 320 cavalos, desenvolvido para a Turis Silva, com capacidade para transportar 44 passageiros em poltrona semileito e autonomia de 300km.

O veículo recebeu modificações na carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.

O ônibus apresenta inovações também em seu interior. Ele conta com itens Marcopolo Biosafe, plataforma criada pela encarroçadora com foco na biossegurança dos passageiros. Entre as soluções embarcadas estão o sistema UV-C para desinfecção do sanitário e sistema de ar-condicionado; cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso.

Cilindros para armazenamento do GNV e/ou biometano

Com foco na sustentabilidade, a iniciativa também coloca a Turis Silva como uma empresa que se destaca no uso de combustíveis limpos. “No ano passado, já havíamos testado o primeiro veículo 100% elétrico para fretamento. Agora, damos mais um importante passo para termos produtos cada vez mais verdes, antecipando o futuro”, diz Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes.

O ônibus será usado na operação de fretamento contínuo, na rota de Porto Alegre-Charqueadas, transportando colaboradores da unidade de aços especiais da Gerdau localizada em Charqueadas (RS).



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