Últimas Notícias

Grupo JCA investe em nova frota apostando na retomada do setor

RIO DE JANEIRO/RJ – O Grupo JCA, apostando na retomada das viagens interestaduais após dezoito meses de pandemia e a crescente quantidade de pessoas vacinadas contra a Covid-19, começa a receber a frota de 271 veículos adquirida no primeiro semestre do ano.

Como Grupo, estamos sempre atentos à renovação de frota para o aprimoramento dos nossos serviços. Mesmo neste período desafiador que estamos vivendo, com tantas incertezas, estamos reforçando nosso compromisso com os clientes e com a sociedade. Optamos por investir em ônibus que ampliam não só o conforto, como também a segurança dos passageiros durante as viagens por meio de tecnologias avançadas de segurança. Além disso, nossa frota conta com a telemetria, um sistema que realiza a medição de dados do veículo e os transmite remotamente para uma central de monitoramento das empresas – otimizando nossa gestão e controle da frota -, garantindo qualidade e segurança para nossos clientes”, explica Anuar Helayel, diretor da Unidade de Transporte de Passageiros do Grupo JCA.

A nova frota do Grupo será assim distribuída:

Viação Catarinense: terá 24 veículos novos, todos VisstaBuss DD. Do total, 12 veículos já foram entregues, todos Double-Deck com 68 lugares, 52 na categoria executiva no piso superior e 16 semi-leito no inferior. As poltronas são extralargas e possuem inclinação e apoio para as pernas e pés, e USB duplo para cada passageiro. Os veículos são equipados com sanitário, ar-condicionado com controle de intensidade individual, luz de cortesia em todas as poltronas, calefação, câmera de ré e rádio. Já o motorista terá a poltrona com amortecedor pneumático e vibração para o sistema de assistência ADAS e cinto de segurança três pontos integrado. Os carros são da marca Scania, modelo K440 equipados com o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).

Viação Cometa: receberá 111 novos ônibus, sendo 70 Vissta Buss 360L, chassi Scania, e 41 El Buss 320L, chassi Volkswagen, para fretamento. A entrega dos veículos foi feita da seguinte forma:
– 20 carros El Buss 320L já estão em Curitiba. Os ônibus possuem 46 poltronas com USB duplo, apoio de pé e banheiro, calefação, ar condicionado, porta divisória entre o motorista e os passageiros, amortecedor pneumático e cinto de segurança três pontos integrado;
– 25 carros Vissta Buss 360L, motor traseiro, também equipados com o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).

Auto Viação 1001: neste mês de agosto devem entrar em operação 45 novos carros já recebidos, modelo El Buss 320L, chassi Mercedes-Benz, motor dianteiro com suspensão pneumática, para operação em linhas intermunicipais do Rio de Janeiro. Além destes, a empresa ainda receberá 65 unidades de Vissta Buss 360L, chassi Scania e sistema ADAS, e outros 16 com carroceria recém-lançada Caio Apache Vip V, 100% acessíveis.

Opção Turismo: receberá oito carros, com chassi Mercedes-Benz e carroceria Busscar 320L, e dois microônibus com chassi Volkswagen e carroceria Marcopolo Sênior.

Sistema ADAS – Os veículos rodoviários encomendados possuem chassi Scania equipados com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). ADAS é um pacote de segurança da Scania, que auxilia o motorista na melhoria da condução e ajuda a prevenir acidentes. O sistema utiliza uma câmera instalada no para-brisa e um radar no pára-choque do veículos que acionam a frenagem de emergência avançada e medem a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. O segundo componente do sistema é o aviso de saída de faixa que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado, por meio da vibração da poltrona. E o terceiro é o controle de cruzeiro adaptativo, que auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente, por meio do radar localizado no pára-choque dianteiro.

O Grupo JCA é um dos nossos maiores clientes. Estamos participando ativamente nos últimos anos de suas compras e renovações de frota. O que para a Scania é motivo de muito orgulho. Sabemos o quanto eles são exigentes em termos de qualidade, robustez, ergonomia, disponibilidade e, principalmente, economia de combustível, itens em que nossos chassis se diferenciam no mercado. Acreditamos na retomada gradativa do mercado de ônibus rodoviários neste segundo semestre e estaremos sempre ao lado do Grupo JCA”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.



Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *