SÃO PAULO/SP – Ontem, o Governador Rodrigo Garcia autorizou a construção de um novo túnel, que ligará as estações Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4-Amarela.
O novo túnel ficará próximo ao final do atual acesso à Estação Paulista, onde está a esteira rolante, pouco antes das escadas rolantes. De acordo com nota do Governo do Estado, o passageiro que seguir no sentido Consolação > Paulista irá pelo acesso atual, virando à direita (antes das escadas rolantes) e seguindo pelo novo túnel, que terminará na entrada principal da Estação Paulista, já próximo ao mezanino de acesso às plataformas. O tunel atual será usado pelos passageiros que vêm no sentido Paulista > Consolação.
A extensão do acesso será de 90 metros, com profundidade que variando entre 20 e 25 metros, já que terá uma leve inclinação, largura de 7,5 metros e altura de 5,5 metros. Assim como o túnel existente, o novo vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência.
A escavação inicial deve ser feita por um poço em um canteiro que será montado na calçada da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. Ao fim da obra, esse poço será utilizado para exaustão e ventilação do novo túnel. O método utilizado será o NATM, método austríaco, onde chega-se à profundidade desejada e depois inicia-se a escavação horizontal até o ponto de destino.
A previsão é que o novo túnel atenda 18 mil passageiros/dia, ao custo de R$ 60 milhões, com prazo de 36 meses de construção.
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.