SÃO PAULO/SP – Na última quinta-feira, 6 de março, a ViaMobilidade 8 e 9 colocou em operação nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda o 36º trem comprado pela empresa para a operação das duas linhas. A viagem inaugural marcou a entrega da última das 36 composições adquiridas pela concessionária para modernizar a frota de trens. Os veículos irão atender 840 mil clientes, que é a quantidade de passageiros que as duas linhas transportam, em média, por dia útil.
De acordo com nota da empresa, os trens possuem portas amplas e salões continuos – sem divisórias entre os carros (vagões). Eles também foram projetados para “maximizar a eficiência energética”. Para isso, possuem um sistema de regeneração de energia que devolve a eletricidade à rede aérea durante as frenagens, reduzindo o desperdício e economizando recursos.
“Os novos trens representam uma etapa essencial do nosso plano de modernização, que busca atender à crescente demanda por mobilidade urbana e proporcionar uma experiência de viagem mais confortável e sustentável para nossos clientes”, afirma Andre Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
Tecnologia e conforto – Os trens estão equipados com avançada tecnologia embarcada, como os sistemas de contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores de vigilância por vídeo e câmeras retrovisoras. Também incluem sistemas de circuito fechado de TV (CFTV) e multimídia, a fim de proporcionar uma viagem mais seguras e informativas.
Cada trem possui 167 metros de comprimento, pesa 322 toneladas e tem capacidade para transportar até 2.500 passageiros. Com 308 assentos, pega-mãos ajustados para diferentes estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, as composições foram desenvolvidas com foco na acessibilidade. O conforto é assegurado por janelas e portas projetadas para melhorar a ventilação e a acessibilidade.
Os novos trens foram construídos com oito carros de aço inoxidável, tornando-os mais leves e duráveis, com uma vida útil estimada de mais de 40 anos. Todos os materiais utilizados são antichamas e as composições contam com detectores e extintores de incêndio, reforçando o compromisso da ViaMobilidade com a segurança dos passageiros.
Os trens representam um investimento que totaliza R$ 4,1 bilhões em melhorias nas duas linhas. As novas composições foram fabricadas pela francesa Alstom.