Concessão da Linha 11-Coral | O que prometem

SÃO PAULO/SP – Na última sexta-feira, 28 de março, o Grupo Comporte venceu o leilão do lote “Alto Tietê” das linhas da CPTM, que inclui as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. E, como em todas as concessões do tipo, muitas promessas são feitas. O prazo da concessão é de 25 anos, com investimentos previstos de R$ 14,3 bilhões de reais.

Nestes 25 anos de concessão, o Governo do Estado promete um investimento de 14,3 bilhões de reais, com recursos tanto do Estado quanto do Grupo Comporte.

Para a Linha 11-Coral, estão previstas as seguintes melhorias:

– a linha será estendida em 4 km entre Estudantes e a nova estação de César de Sousa, um pedido antigo da população;
– a Linha 11 passará a seguir até a Barra Funda;
– serão construidas quatro novas estações: César de Sousa, Lajeado, Penha e Bom Retiro;
– a intenção é de que o intervalo seja de 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e de 6 minutos entre Suzano e César de Sousa;
– serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas;
– três estações serão reconstruídas: Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes. As todas as demais serão reformadas.

Além disso, as linha 11-Coral também passará por melhorias na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. A fase de transição operacional (passagem da linha da CPTM para o Grupo Comporte) será de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida da concessionária.

O projeto também prevê estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos, reforçando a segurança operacional e a continuidade do serviço em condições adversas.

Até 2040, a previsão é de que a linha 11-Coral transporte 673 mil passageiros, em média, por dia útil.



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