SÃO PAULO/SP – Dentre os 115 novos ônibus elétricos entregues na semana passada, cinco deles estão equipados com câmeras inteligentes conectadas ao programa Smart Sampa, programa de monitoramento urbano por câmeras da cidade de São Paulo. Os cinco veículos com a nova tecnologia pertencem à Viação Campo Belo (dois), Norte Buss (dois) e Movebuss (um).

De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, as câmeras farão o reconhecimento de foragidos, como as demais câmeras do Smart Sampa, mas também estarão protegendo as mulheres, que por vezes são vítimas de assédio. Também podem evitar ou registrar casos de furto, eventual roubo ou desentendimento entre passageiros. “É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, disse.
Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos. Os equipamentos estão integrados à central de monitoramento do Programa Smart Sampa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que os coletivos estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça, além de crimes em flagrante dentro dos coletivos e, também, pessoas desaparecidas.

“Além de ter uma frota descarbonizada, que colabora com o meio ambiente, que é sem dúvida nenhuma a essência, só as câmeras já dariam um evento, prefeito. Se hoje você montasse um evento para falar que os ônibus passarão a ser monitorados e protegidos, já seria um grande evento. Então, são duas grandes entregas que o prefeito Ricardo Nunes faz: ônibus elétrico, mas, acima de tudo, ônibus que protegem as pessoas”, afirmou o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando.
“Essa entrega de hoje reforça o compromisso do prefeito com a sustentabilidade, o meio ambiente e, principalmente, com a mobilidade limpa da cidade de São Paulo”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Celso Caldeira, apontando que a frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia. “É fundamental que a frota de veículos movidos a energia limpa seja cada vez maior. E a Prefeitura tem investido cada vez mais no sentido de financiar esse projeto”, completou.
Com informações da SECOM/Prefeitura de São Paulo
Fotos: Edson Lopes Jr/SECOM
Siga nossas páginas no Instagram e no Facebook e leia mais informações.