SÃO PAULO/SP – Estudantes e professores, fiquem atentos: termina às 23h59 deste sábado, 31/10, o prazo para a solicitação do Passe Escolar Meia Tarifa ou Passe Livre para o ano letivo de 2020. Quem já fez o cadastro, poderá enviar os documentos pendentes até 30 de novembro.
De acordo com a EMTU, “O primeiro passo é a instituição de ensino fazer o cadastramento prévio do aluno ou professor no site www.emtu.sp.gov.br. Depois desse registro, o interessado precisa acessar a mesma página para preenchimento do formulário, envio de documentos e impressão do boleto no valor de R$ 23,45. A liberação do benefício dependerá da análise da documentação e do trajeto realizado.”
O Passe Livre isenta os alunos do ensino regular, técnico ou superior do pagamento de tarifa no transporte intermunicipal entre a residência e a escola. De acordo com a EMTU, para ter direito à gratuidade o aluno deve ter renda per capta inferior a 1,5 salário mínimo nacional. Aqueles que não conseguirem a gratuidade, pode solicitar a meia tarifa, que concede um desconto de 50%. Já os professores, podem requisitar a meia tarifa caso trabalhem e residam em municípios da mesma região metropolitana.
A EMTU ainda salienta que “é importante que o estudante leia atentamente o regulamento do Passe Escolar disponível no portal e verifique se possui todos os documentos exigidos pela legislação. No momento do pedido online a documentação já deve ter sido digitalizada e estar pronta para o envio. Se o processo for feito corretamente, o benefício é liberado em até 20 dias úteis, no caso de primeira solicitação.”
De acordo com números divulgados pela própria EMTU, no ano de 2020, até 30/10, foram emitidos 88,4 mil passes escolares nas cinco regiões metropolitanas (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba), sendo 50,4 mil Passes Livres e 38 mil Meia Tarifas.
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas