SÃO PAULO/SP – O Google e a Autopass anunciaram nesta quarta-feira, 1º de março, que os passageiros poderão usar a Carteira do Google para comprar e armazenar bilhetes do Metrô e da CPTM. O recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pela Plataforma TOP, sem que o passageiro precise enfrentar filas.
Para usar a nova funcionalidade, basta o passageiro acessar a Carteira do Google (disponível na Play Store) e tocar na opção ‘Adicionar à Carteira’, localizada no canto inferior direito da tela inicial. Depois, é preciso selecionar o item ‘Cartão de transporte público’ e, em seguida, o passageiro encontrará a opção de compra de bilhetes por cidade – para o Metrô paulista e a CPTM, basta selecionar “São Paulo” – e seguir as instruções para efetuar a compra.
O passageiro poderá comprar até 10 bilhetes unitários por meio do aplicativo de uma única vez. O pagamento poderá ser feito por cartões de crédito ou débito, via Google Pay, sem custo adicional ou taxas. Após encerrar a compra, o bilhete QR Code estará disponível na tela inicial da Carteira do Google. O passageiro, então, precisará apenas aproximar ao visor da catraca a tela do smartphone com o código, aguardar a verificação e seguir viagem.
“Nosso objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, para que passem menos tempo em filas e tenham mais tempo para si”, afirma Natacha Litvinov, líder de Estratégia e Operações para Pagamentos do Google Brasil. “A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um só lugar.”
“A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a Carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana. Desta forma, unimos o pioneirismo das duas empresas para maior comodidade dos passageiros do transporte coletivo, simplificando jornadas e inovando em prol da cidade”, comemora Rodney Freitas, CEO da Autopass.
Além do transporte por trilhos na Grande São Paulo, a Carteira do Google já oferece opções de uso de bilhetes ou pagamento por aproximação em parceria com mais de 400 empresas de transporte pelo mundo. No Brasil, além de São Paulo, já existe integração com o metrô do Rio de Janeiro e de Brasília. No entanto, é a primeira vez que o aplicativo ganha uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete seja feito a partir da Carteira do Google no Brasil.
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.