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Prefeitura fará oito intervenções para melhorar o fluxo na Marg. Pinheiros

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Mobilidade e Transportes anunciou medidas para melhorar o trânsito na Marginal Pinheiros, que está prejudicado pela interdição do Viaduto que passa sobre a Linha 9-Esmeralda da CPTM e faz a ligação com a Rodovia Castelo Branco. Na madrugada da última quinta, uma das placas que compõe o viaduto cedeu parcialmente, o que obrigou a CET a interditar toda a pista expressa.

A primeira medida foi a abertura de dois trechos da Marginal Pinheiros: um a partir da Ponte Estaiada; e o segundo a partir da Av. João Dias, totalizando 10km liberados ao tráfego, dos 20km existentes. Veja detalhes no link abaixo:

CET libera trechos da pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo

Além dessa liberação, serão feitas obras para melhorar o acesso da pista expressa à pista local e o alargamento da pista local em alguns trechos para que ela possa suportar a quantidade de veículos. Além disso, uma das intervenções irá ligar a pista local diretamente à Rodovia Castelo Branco. Veja as obras que serão feitas:

1. Viaduto Lazlo Braun (próximo ao CDP de Pinheiros): alargamento do acesso junto ao viaduto, remoção do canteiro central e ampliação de uma para três faixas de rolamento. Essa intervenção permitirá o acesso à Rodovia Castelo Branco;
2. Ponte Edson de Godoy Bueno (antiga Ponte Itapaiuna): construção de acesso à pista expressa da Av. Nações Unidas (Marginal Pinheiros). Atualmente, a ponte termina direto na pista local.
3. Marginal Pinheiros na altura do Shopping Villa Lobos: alargamento do acesso da pista expressa para a pista local.
4. Marginal Pinheiros após a Ponte Cidade Universitária: construção de acesso da pista expressa para a pista local.
5. Av. Fonseca Rodrigues em frente ao Parque Villa Lobos: remoção do estreitamento de pista e da lombada eletrônica existente em ambos os sentidos da avenida, para viabilizar três faixas de rolamento por sentido em frente ao Parque.
6. Av. Antônio Batuíra com Praça Panamericana: será efetuada adequação de geometria viária para melhorar o acesso dos veículos para a Praça.
7. Rua Banibas com Av. Pedroso de Morais (próximo à Praça Panamericana): adequação geométrica para melhorar o raio de giro no desvio de tráfego.
8. Av. Gastão Vidigal (próximo à Ceagesp): a CET fará uma reunião com a diretoria da Ceagesp para montar uma operação para que caminhões utilizem somente os portões da Av. Gastão Vidigal, com o objetivo de evitar formação de filas de caminhões na pista local na Marginal Pinheiros.

“O objetivo das intervenções é desviar o fluxo da pista expressa para a pista local. Os motoristas que estão na pista local poderão utilizar, como alternativa, o eixo das avenidas Pedroso de Morais, Prof. Fonseca Rodrigues e Gastão Vidigal, circulando preferencialmente pelas avenidas Frederico Herman Junior, Antônio Batuíra e Arruda Botelho. No caso dos caminhões provenientes de rodovias, recomenda-se a utilização do Rodoanel Governador Mario Covas”, disse o presidente da CET, Milton Persoli.

A intenção é que todas estas intervenções estejam concluídas em até 20 dias.

Alternativas – Independente da adoção dessas medidas, a CET recomenda as seguintes alternativas:

Desvio micro: pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos/Castelo Branco.
Desvio médio: Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Pedroso de Morais, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, Av. Dr. Gastão Vidigal onde o motorista pode optar por seguir em frente para a Marginal Tietê sentido Rodovia Ayrton Senna ou acessar em direção à Ponte dos Remédios.
Desvio macro: aos motoristas que estão chegando à cidade de São Paulo pelas rodovias Anchieta, dos Imigrantes, Regis Bittencourt e Raposo Tavares com a intenção de acessar a Marginal Tietê, a CET orienta a utilização do Rodoanel Gov. Mário Covas e Rodovia Pres. Castelo Branco.

Chegada do Litoral à São Paulo:

motoristas provenientes da Rodovia dos Imigrantes (Santos/São Paulo) podem seguir pela Av. Prof. Abraão de Morais, à direita na Rua Pedroso Lousano (sob Vd. Aliomar Baleeiro) sentido Complexo Viário Maria Maluf, Av. Pres. Tancredo Neves e Av. das Juntas Provisórias onde o motorista pode optar por acessar a Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo e Av. Salim Farah Maluf chegando à Marginal Tietê e rodovias. Ou outra opção é seguir pela Av. do Estado até a Marginal Tietê junto à Ponte das Bandeiras em direção à Rodovia Castelo Branco.
motoristas provenientes da Rodovia Anchieta (Santos/São Paulo) com direção à Rodovia Castelo Branco, é possível acessar à direita na Av. das Juntas Provisórias e seguir tanto pela Av. do Estado quanto pela Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, conforme desvio acima.

Veículos oriundos do Extremo Sul da cidade:
Sentido Centro: Motoristas provenientes de bairros localizados no extremo sul da capital paulista com desejo de acessar a região central podem seguir pela Av. Interlagos, Av. Washington Luís, Av. Moreira Guimarães, Av. Rubem Berta, Av. 23 de Maio, Túnel Anhangabaú e Av. Prestes Maia.
Sentido Santo Amaro: Av. Senador Teotônio Vilela, Av. Atlântica, Largo do Socorro e Av. Washington Luís em direção a Santo Amaro.

Rodízio:
– a partir da próxima quarta-feira, 21 de novembro, o trecho da Marginal Pinheiros, sentido Castelo, compreendido entre a Av. dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios estará fora da área de rodízio. “Com isso, favorecemos aqueles motoristas que já estão saindo da área de vigência do rodízio, para que não sejam autuados caso se vejam retidos numa eventual lentidão nesse trecho”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Machado Octaviano Neto.

É importante ressaltar:
somente esse trecho da Marginal Pinheiros estará livre de rodízio. Com exceção das conversões a direita para acessar as pontes para cruzar o Rio, toda a conversão a direita para os bairros lindeiros à Marginal será autuada;
a isenção do rodizio será apenas no sentido Interlagos-Castelo Branco da Marginal Pinheiros. No sentido contrário, ele está mantido.

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