Nesta quarta-feira, 10 de julho, foi anunciado o início da circulação dos novos trens da Linha 10-Turquesa. O anuncio ocorreu durante da visita do Governador em Exercício Rodrigo Garcia ao CCO da CPTM, na estação Brás. Ele ainda fez uma viagem em um dos trens, ao lado do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.
Embora sejam os “novos trens da Linha 10-Turquesa”, não são “trens novos”: os 12 trens são da série 7000, ano 2011, que já estavam circulando na Linha 9-Esmeralda; e 6 trens da série 7500, que já circulavam na própria Linha 10-Turquesa. Os trens que saíram da Linha 9 foram substituídos por trens da série 8000, que estavam ociosos na Linha 8-Diamante. Segundo informações extraoficiais, a Linha 8 possuía 36 trens mas não pode operar com frota acima dos 20 com as quais já opera.
“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos trens, permitindo fazer a substituição integral dos trens da Linha 10-Turquesa da CPTM, que agora contará com trens mais modernos, com mais conforto para a população que se dirige do ABC até a capital”, disse Rodrigo Garcia, após realizar viagem da Estação Tamanduatei à Estação Brás.
Os trens da série 7000 são bem mais modernos que os 2100, que são da década de 70 mas começaram a operar em São Paulo em 1998. A diferença mais visível é a quantidade de portas: cada carro possui quatro portas de cada lado, enquanto os 2100 possuem duas. Se por um lado são mais novos, o maior número de portas tira um pouco do conforto, já que há menos bancos na frota nova. Os trens da série 2100 permanecerão na CPTM como frota reserva.
Embora tenha sido oficializada hoje, alguns trens da Série 7000 já vinham operando desde segunda-feira. A page “Papparazzi Ferroviário”, inclusive, informou a transferência dos trens da linha 9 para a 10 ainda no final de semana.
“Modernização” – A nova frota foi a primeira ação da dita “modernização” que o Governo do Estado anunciou na semana passada, para tentar amenizar o impacto da substituição da Linha 18 de monotrilho pelo BRT. No evento, outras duas ações foram enfatizadas:
– retomada dos contratos de modernização dos sistemas de energia e sinalização neste semestre, para que se possa diminuir o intervalo entre os trens;
– obras de acessibilidade nas estações;
– desenvolvimento conjunto, entre a CPTM e a Prefeitura de Santo André, do projeto da nova estação Pirelli.
Ainda não há prazo para a conclusão de todas essas melhorias.
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