Órgão da Prefeitura de São Paulo alegou “sobreposição de linhas” como justificativa para a recusa
SÃO PAULO/SP – Em maio passado, publicamos uma matéria a respeito da linha 844TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô Capão Redondo. Não há detalhes a respeito do itinerário dessa linha, no entanto, pelos pontos inicial e final serem os mesmos da 513TRO, é provável que ela teria o mesmo trajeto da extinta 395TRO Jardim das Oliveiras – Metrô São Judas entre o Jardim das Oliveiras e o Jardim Ângela, derivando para a Av. Comendador Sant’Anna, seguindo até o Metrô Capão Redondo.
Pesquisando o trâmite de criação dessa linha, observamos que ela foi aprovada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos em 12 de junho de 2019, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 13/06/2019. A partir daí, o processo de criação passa para as Prefeituras, que são quem tem jurisdição sobre as vias por onde a linha irá trafegar. E o trâmite parou aí…
No Diário Oficial da Cidade de São Paulo, de 08/08/2019, foi publicado o “Indeferimento” do Departamento de Transportes Públicos (DTP), órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pela análise, ao pedido de criação da linha. O argumento é que o itinerário da linha causará sobreposição a diversas linhas municipais. Por tabela, foi indeferida também o pedido de alteração de itinerário da 513TRO, decorrente da criação da 844TRO.
Prefeitura x Linhas metropolitanas – A recusa do pedido de criação da 844TRO é mais um caso de tantos outros referentes a alteração ou criação de linhas metropolitanas que trafeguam pela cidade de São Paulo. De acordo com matéria do Diário do Transporte, de 18 de agosto, 26 linhas da EMTU tiveram alterações recusadas pela Prefeitura de São Paulo. E, além desses casos, há a recusa na operação da linha 376SBC Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo – São Paulo/Brooklin, da Metra, linha executiva que teria cobrança de tarifa via aplicativo. A ideia da Prefeitura é rever trajetos das linhas da EMTU dentro da cidade de São Paulo.
Isso, aliás, já é feito há alguns anos, com as linhas ficando cada vez mais longe do centro expandido, sendo colocadas próximas ou nas estações de Metrô mais próximas das entradas da cidade.