SÃO PAULO/SP – Os testes de via dos trens do monotrilho, parte da apuração das possíveis causas do estouro do pneu e rompimento do “run flat”, serão feitos durante a próxima madrugada. A informação foi publicada pelo site “Diário do Transporte” nesta tarde.
Com esses testes, mais as vistorias nos trens do monotrilho, a Bombardier, a fabricante dos trens, irá elaborar um relatório que pode ser entregue ao Governo do Estado na próxima segunda-feira. Com base nas conclusões do relatório, serão tomadas providências para a reabertura da linha. A data ou prazo para reabertura ainda não pode ser determinado pois dependerá do conteúdo do relatório. Caso sejam necessárias obras, a linha poderá ficar fechada por bem mais tempo.
Paese – Enquanto a operação do monotrilho estiver suspensa, a operação Paese continua em funcionamento atendendo os passageiros da linha 15-Prata entre as estações São Mateus e Vila Prudente. São, ao todo, 60 ônibus, entre articulados de 18m e 23m.
Estivemos acompanhando a operação na manhã desta sexta-feira. Ela mostrou-se rápida, com ônibus chegando e partindo com certa agilidade. As vezes dois em menos de dois minutos. No entanto, dependendo do trânsito, podem haver intervalos maiores. Hoje, por volta do 11h30 em São Mateus, formou-se uma fila enorme devido a falta de ônibus. Foram três em cerca de 30min. Na ida, na Vila Prudente, acompanhamos cerca de oito ônibus em 20min. As viagens nos dois sentidos duraram cerca de 40min. E, como não poderia deixar de ocorrer, devido ao atraso formou-se uma fila enorme na Vila Prudente também. Mas, como sairão praticamente três ônibus juntos, ela logo foi dissipada.
já no período da tarde, a situação é mais tensa. Segundo relatos de passageiros, nesse horário o tempo de viagem chega a 1h devido ao trânsito e ao acumulo de ônibus do Paese em São Mateus. Para comparação, a linha 5110/24 São Mateus – Terminal Vila Prudente, que opera nos horários de pico da manhã e da tarde, tem tempo de viagem estimado em 50min, segundo a SPTrans. Ela faz o mesmo trajeto do Paese, mas com paradas em pontos intermediários, enquanto o Paese só para nas estações.