PORTO ALEGRE/RS – Agora foi o Rio Grande do Sul que restringiu a entrada e saída de ônibus interestaduais no Estado. O decreto foi assinado pelo governador Eduardo Leite e foi publicado em Edição Extra do Diário Oficial/RS nesta quinta e também é para a prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo coronavirus, que causa a doença Covid-19.
O Decreto, nº 55.128, de 19/03/2020, determina a proibição da “circulação e do ingresso, no território do Estado, de veículos de transporte coletivo interestadual, público e privado, de passageiros”.
Com isso, nos próximos quinze dias, todas as linhas rodoviárias interestaduais estão proibidas de adentrar o Rio Grande do Sul.
Outras restrições – Os estados tomaram decisões semelhantes. Veja o histórico:
– Rio de Janeiro: proibiu a circulação de ônibus vindos de estados onde o coronavírus já estivesse em circulação;
– Parana: inicialmente foram proibidos a chegada de ônibus de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal. No entanto, nesta manhã, a mudança foi estendida para os demais estados;
– Bahia: a restrição começará a valer a partir da próxima meia-noite;
– Santa Catarina: a restrição a ônibus vindos de qualquer estado já está valendo desde ontem.
Situação das Empresas – Devido à suspensão decretada no Rio Grande do Sul, a Planalto Transportes suspendeu todas as suas linhas. A Nossa Senhora da Penha, desde manhã, já havia suspendido suas operações, já que boa parte de suas linhas atendem o Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.