Alternativas ao Metrô: Linha 1-Azul (Trecho Sul)

Panes e problemas técnicos estão cada vez mais frequentes no metrô paulistano. Nesses momentos, muitos preferem pegar um ônibus a esperar que o sistema volte à normalidade. No entanto, a falta de informação dificulta a escolha rápida de uma alternativa. A dica de hoje é para quem usa o trecho sul da Linha 1-Azul.

5290/10 Divisa Diadema – Praça João Mendes

Essa é uma das várias linhas que seguem sobrepostas à Linha 1 – Azul do Metrô, pelo eixo viário da Vergueiro-Domingos de Moraes-Jabaquara-Eng. Armando Arruda Pereira. Ela se destaca das demais por ser a única que atende a todas as estações da Linha 1-Azul em seu eixo sul, da estação Jabaquara até a estação Liberdade. Seu ponto final fica na Praça Carlos Gomes, próximo ao Metrô Liberdade, e que não fica longe da Estação Sé.

Mas, sendo realista: o tempo de viagem da 5290 entre as estações Jabaquara e Liberdade nem se compara ao do Metrô. Além disso, ela tem uma grande renovação de passageiros, o que faz com que seus veículos parem em praticamente todos os pontos do trajeto. Essa característica não a faz ser tão ágil. No entanto, em dias em que há problemas que paralisem ou dificultem a operação da Linha 1 de metrô, ela pode ser uma boa alternativa.

Um trecho da 5290 que chega próximo ao tempo de viagem do Metrô é o que fica entre as estações São Judas e Vila Mariana. Nesse caminho há dois gargalos: a sequência de semáforos próximos à Estação Saúde; e o semáforo na esquina da Rua Domingos de Moraes com a Rua Maurício Francisco Klabin (esquina do Supermercado Pastorinho).

Outro fato que prejudica a agilidade da linha é o fato dela não ser 100% sobreposta à linha 1. No trecho entre as estações Conceição e São Judas, a 5290 segue pelo Viaduto Jabaquara. Se ela seguisse direto pelo Viaduto Dante Delmanto, a viagem seria bem mais rápida.

***

N604/11 Metrô Jabaquara – Terminal Parque Dom Pedro II

Esta linha é a versão noturna da 5290/10. Ela faz parte do Noturno, o sistema de linhas de ônibus que operam durante a madrugada paulistana, implantado pela SPTrans no dia 28 de fevereiro do ano passado. A N604 tem como principal característica ser uma opção à rede de metrô, que não opera durante a madrugada, quando é feita a manutenção. Ela é sobreposta a todo o trecho sul da Linha 1 azul mas, assim como a 5290, não segue pelo Viaduto Dante Delmanto.

O intervalo da linha deveria é de 15min, como todas as estruturais da Rede da Madrugada. O trecho da 5290 entre o Jabaquara e a Divisa Diadema, que não é atendido pela N604, pode ser completado parcialmente pela linha N603/11 Metrô Jabaquara – Terminal Pinheiros.

***

Além dessas, existem outras opções, as quais vamos detalhando aos poucos. Por enquanto, seguem as indicações de linhas que atendem os trechos:

– entre as estações Jabaquara e Conceição:
175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara (atende também as Estações Luz, Tiradentes e Armênia da Linha 1-Azul);
576M/10 Vila Clara – Pinheiros (atende também a Estação Faria Lima da Linha 4-Amarela);
5106/21 Jd. Selma – Shopping Ibirapuera (circular) (na ida atende também a Estação São Judas);
5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa ;
5128/10 Jd. Apurá – Metrô Conceição ;

– entre as estações Jabaquara e São Judas:
5091/10 Jd. Ubirajara – Metrô São Judas ;
627J/10 Vila Clara – Metrô São Judas ;

– entre as estações Jabaquara e Praça da Árvore:
4721/10 Shopping Plaza Sul – Metrô Jabaquara ;

– entre as estações Jabaquara e Santa Cruz:
5106/10 Jd. Selma – Largo São Francisco (atende atende também as proximidades da Estação Sé);
5123/10 Jardim Miriam – Hospital São Paulo ;

– entre as estações Jabaquara e Vila Mariana:
574A/10 Americanópolis – Largo do Cambuci (de segunda a sexta);
574A/21 Americanópolis – Metrô Vila Mariana (aos finais de semana e feriados);

– entre as estações Jabaquara e Vergueiro:
5791/10 Eldorado – Metrô Vergueiro (de segunda a sexta);

– entre as estações Conceição e Praça da Árvore (na volta atendem também a Estação Santa Cruz):
577T/10 Jd. Miriam – Metrô Ana Rosa ;
6338/10 Jd. Miriam – Parque Ibirapuera;

– entre as estações Conceição e Santa Cruz:
5164/10 Vila Santa Catarina – Parque do Ibirapuera (circular) ;
5164/21 Cidade Leonor – Parque do Ibirapuera (circular) ;

– entre as estações São Judas e Praça da Árvore:
477P/10 Ipiranga – Rio Pequeno (atende também as estações Santos-Imigrantes e Sacomã, da Linha 2-Verde; e Faria Lima e Butantã, da Linha 4-Amarela);

– entre as estações São Judas e Santa Cruz:
502J/10 Estação Autódromo – Metrô Santa Cruz ;

– entre as estações São Judas e Paraíso:
875A/10 Aeroporto – Perdizes (atende também as estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, da Linha 2-Verde; Paulista, da Linha 4-Amarela; Santa Cecília e Marechal Deodoro, da Linha 3-Vemelha).

– entre as estações Saúde e Santa Cruz:
475R/10 Jd. São Savério – Term. Pq. Dom Pedro II .

(Atualizado em 05/12/2017)

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *