Noticias

Falha em equipamento de via prejudica operação da Linha 5-Lilás

Foram três falhas, sendo que a última perdurou até o final da operação comercial

Uma “falha em equipamento de via” tornou mais difícil a vida do passageiro dos trens da Linha 5-Lilás, concedida à Via Mobilidade. Durante o dia, segundo registro do perfil “Direto dos Trens” no Twitter, foram três falhas: a primeira entre as 10h55 e as 12h24; a segunda entre as 14h31 e as 14h51; e a terceira das 15h01 até o final da operação comercial.

Segundo relatos recebidos pelo “Circular Avenidas”, no começo da noite a estação Santa Cruz operou por algum tempo superlotada devido à lentidão dos trens. Algumas pessoas acabaram deixando a estação e seguiram pelas linhas de ônibus que atendem o trecho.

Chegamos à Estação Santa Cruz por volta das 19h30. A situação já era mais tranquila, embora fosse visível a presença de mais passageiros do que o normal para o horário. O intervalo entre os trens, naquele momento, era de 6min. Nos alto-falantes da estação eram repetidos, de tempos em tempos, que havia problemas na circulação dos trens.

Segundo a Via Mobilidade, a causa do problema era em equipamentos de via localizados entre as estações Adolfo Pinheiro e Santo Amaro. Fizemos uma viagem Santa Cruz-Capão Redondo-Santa Cruz entre as 20h27 e as 21h58. Tanto na ida quanto na volta, o trecho mais lento era justamente entre as estações Santo Amaro e Adolfo Pinheiro. No sentido Capão, a lentidão começou ainda na estação Brooklin, onde o trem começou a ficar mais tempo retido na plataforma. No sentido Klabin, a lentidão ficou restrita ao trecho Santo Amaro-Adolfo Pinheiro. No sentido Capão Redondo a viagem durou cerca de 43min; no sentido Santa Cruz, 40min. O tempo normal é de cerca de 30min.

Fizemos relato da viagem em uma “thread” no twitter, cujo link está abaixo:

Além desses problemas em equipamento de via, na manhã de hoje, entre as 07h34 e as 08h14 houve um problema com usuários na via na estação Santo Amaro.

CTBC – Cabe lembrar que neste domingo a Linha 5-Lilás ficará fechada durante todo o dia para testes do CTBC (abreviação de Controle de Trens Baseado em Comunicação). O CTBC é o sistema que permite o controle dos trens. Além da linha 5, este sistema já está instalado nas linhas 2-Verde, 4-Amarela e 15-Prata e está em instalação na linha 3-Vermelha.

Para mais detalhes sobre como será a operação no próximo domingo, clique no link abaixo:

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.