Comissão desenvolverá projeto de requalificação de cobradores em São Paulo

Foi publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo desta terça-feira a constituição de uma comissão para desenvolvimento de projeto de requalificação dos cobradores de ônibus de São Paulo, para garantir que não haja demissão dos trabalhadores.

De acordo com a Nota da Prefeitura, a Comissão criará mecanismos e fortalecerá a transição dos cobradores para outras funções, como fiscalização, administração e manutenção.

A decisão veio depois que veio a público a distribuição de uma Circular da SPTrans para as empresas que os ônibus da capital, onde determinada que os veículos dos tipos “padron” e “básico”, que serão inclusos no sistema de transporte da capital a partir de 2 de setembro, já venham sem o posto de cobrador. A ausência do posto já existe nos ônibus tipo “mini-ônibus”, “midi-ônibus” e nos “básicos” do subsistema local (veja matéria aqui), sendo agora estendido às empresas do sistema estrutural. A justificativa para a decisão é de que apenas 5% do pagamento feito nos coletivos é em dinheiro, o que não justificaria a presença de alguém específico para a função. Hoje, 40% da frota já opera sem o posto do cobrador.

A Comissão será composta por representantes da SPTrans, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Sindicado dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss).

Ainda segundo a Nota, a portaria SMT.GAB 087/19 prevê que a comissão apresente um projeto em 90 dias.

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