Governo do Estado anuncia melhorias para a Estação Capão Redondo

Durante a inauguração do “Acesso Clínicas” da estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela, o Governador João Dória anunciou melhorias para a estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás. Os serviços serão executados pela concessionária ViaMobilidade, a quem a linha foi concedida.

As melhorias anunciadas são as seguintes:
– ampliação do espaço da entrada da estação;
– implantação de uma passagem exclusiva para o terminal de ônibus;
– aumento do número de bloqueios (catracas);
– substituição da escada de acesso por uma rampa, com acesso direto à área dos bloqueios;
– reposicionamento das máquinas de recarga e de autoatendimento;
– aumento no número de bloqueios (catracas) em 40%.

De acordo com o Governo do Estado, ao fim dessas obras, a capacidade de absorção de fluxo será aumentará em 40%.

“Nosso objetivo é oferecer à população de São Paulo um transporte público eficiente, confortável e seguro. Além de investir na construção de novas estações, é preciso aprimorar aquelas já existentes. Nossa gestão aposta nas concessões e parcerias com a iniciativa privada para racionalizar custos e ter um serviço público de melhor qualidade. As mudanças que a ViaMobilidade fará na Estação Capão Redondo são um bom exemplo disso”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy, em nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM)

As obras tiveram início nesta quarta-feira, 31 de julho, e tem previsão de entrega para novembro.

Desde que a Linha 5-Lilás começou a operar por completo entre Capão Redondo e Chácara Klabin, a quantidade de passageiros transportados, segundos números da STM, subiu mais de 90%: de 320 mil, em agosto/2018, para 600 mil atualmente. E, por conta disso, há a necessidade de adequação da estação Capão Redondo para um melhor atendimento a toda esta demanda.

No entanto, fica a questão: será que a operação será melhorada de modo a dar vazão a tantos passageiros? Porque, apesar das filas do lado de fora, há muita gente dentro da área paga. E, se houver um aumento no número de pessoas dentro da área paga sem a contrapartida em melhoria do fluxo de trens – com a diminuição dos intervalos destes -, estaremos apenas transferindo o problema para o lado de dentro da estação. Vamos aguardar…

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José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: esales@circularavenidas.com.br

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