CPTM entende que, embora as linhas estejam passando por obras, a operação está “normal”
Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
Nas últimas semanas, a CPTM mudou a estratégia de divulgação de informações do momento em seu site e nos aplicativos da empresa. Agora, as obras de modernização, que ocorrem todas as semanas em algumas linhas – quando não em todas – não são mencionadas no tela “Situação das Linhas”. Agora, caso a linha passe por obras, o status da situação é “normal”.
Logo na manhã do sábado, 12 de outubro, a situação da Linha 9-Esmeralda, também aparecia como “normal” (veja print). Ocorre que ela estava com o trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini interditadas devido a obras da Linha 17-Ouro do Metrô.
Questionamos a CPTM a respeito, via twitter, e a resposta foi: “Olá @CircAvenidas, às informações das alterações de circulação e obras deste final de semana foram divulgadas no site, redes sociais e App. Já nas estações e trens, essas informações são por avisos sonoros e cartazes. Permanecemos à disposição!”
Olá @CircAvenidas às informações das alterações de circulação e obras deste final de semana foram divulgadas no site, redes sociais e App. Já nas estações e trens, essas informações são por avisos sonoros e cartazes. Permanecemos à disposição!
— CPTM (@CPTM_oficial) October 12, 2019
Após novos questionamentos nossos e do perfil CPTM Noticiando, por volta das 13h o “status” da Linha 9-Esmeralda foi alterado para “Operação Parcial” com a explicação da ocorrência (veja abaixo).
Esperávamos que o problema estivesse sanado mas não estava. Na manhã deste domingo, nenhuma das obras das linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda (exceto a interdição), 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira foram mencionadas na “situação da operação”. E assim foi durante todo o dia (veja abaixo). Questionamos novamente mas, desta vez, não veio resposta.
Busca – De acordo com esta explicação da CPTM encaminhada no sábado, os passageiros devem olhar o informe “Situação das Linhas” e fazer uma busca em todas as demais páginas do site ou do aplicativo para ver se há obras ou não (no site, normalmente há um link para as obras no slide; no aplicativo, há uma aba chamada “obras”). No entanto, embora estejam no próprio site, o status “normal” é discutível.
Pela resposta da empresa, os intervalos médios de 30 minutos entre Brás e Estudantes, que é o que estava previsto para a Linha 11-Coral neste domingo, é uma situação “normal”. Esse status pode levar o usuário a uma conclusão (errada) de que não há obras, o que pode interferir na decisão dele de usar outro meio de transporte. Ninguém nega que a informação está lá, mas não de forma objetiva. Onde está a objetividade da informação?
Por mais que a CPTM tente, ainda que haja divulgação maciça na grande mídia, é quase impossível atingir todos os passageiros. Logo, a informação deve ser clara e precisa em todos os locais em que puder ser colocada, inclusive no “Situação das Linhas”, para que o maior número de passageiros tenham a informação correta o mais rápido possível. Se é para passar um entendimento errôneo sobre a operação das linhas, esses locais tornam-se inúteis para o usuário.