Documentação da aquisição do Consórcio Move SP pela empresa espanhola Acciona está em análise na Secretaria dos Transportes Metropolianos
Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
Nesta quarta-feira, 13 de novembro, o Secretário dos Transportes Metropolitanos (STM) Alexandre Baldy, acompanhado dos representantes do Consórcio Move SP, responsável pela construção da Linha 6-Laranja, e da Acciona, empresa espanhola que pode comprar o Consórcio, vistoriaram o canteiro de obras da linha, localizado na Freguesia do Ó, na zona norte da capital.
De acordo com a STM, a Acciona apresentou a documentação para a compra do Consórcio Move. Caso a compra seja aprovada pelo Governo do Estado de São Paulo, as obras da Linha 6-Laranja, paradas desde 2016, serão reiniciadas.
O Consórcio Move SP paralisou as obras da Linha 6-Laranja em 2016 por falta de crédito. As empresas que fazem parte do Consórcio foram denunciadas na operação Lava a Jato, que investiga casos de corrupção. Por conta disso, não conseguiu crédito junto aos Bancos para o prosseguimento das obras, obrigando-os a paralisar as obras. O Governo do Estado, na gestão Márcio França, chegou estipular um prazo para a caducidade do contrato. No entanto, já na gestão João Dória, o prazo foi sucessivamente adiado, na esperança de que outra empresa assumisse o Consórcio. Caso ocorresse a caducidade, o Governo do Estado teria de fazer nova licitação, o que demandaria mais tempo para o reinício das obras.
Linha 6-Laranja – Ela ligará a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central. Ela terá 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca (conexão com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM), SESC-Pompéia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie (conexão com a linha 4-Amarela), 14-Bis, Bela Vista e São Joaquim (conexão com a linha 1-Azul). Foi apelidada de “linha das universidades” porque atenderá a várias delas.
De acordo com o próprio site do Consórcio Move SP, que está desatualizado, a previsão de entrega era para 2020. Agora, segundo declaração do Secretário Alexandre Baldy ao “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, a nova previsão é de as obras demorem cerca de quatro anos, a partir da retomada das obras. Caso tudo seja aprovado, as obras devem ser retomadas em 2020, com a entrega de todas as estações, ao mesmo tempo, em 2024.
Diferente de outras linhas de metrô construídas recentemente, a Linha 6-Laranja será construída e operada pela iniciativa privada. Ou seja, o mesmo Consórcio Move SP que está construindo a linha e quem terá direito de operá-la.
Abaixo, o vídeo institucional produzido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos:
https://www.facebook.com/stm.oficial/videos/600341137371638/?t=2