Por enquanto, as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus irão funcionar das 10h às 15h.
Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
SÃO PAULO/SP – Na manhã desta segunda-feira, 16/12, foram inauguradas mais três estações da Linha 15-Prata de monotrilho: Fazenda da Juta, Sapopemba e São Mateus. A cerimônia teve presença do governador João Dória e do secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy. Com este novo trecho, a malha de metrô de São Paulo supera os 100km, chegando a 101,1km de extensão, onde estão distribuídas 89 estações em seis linhas (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata).
“São três estações que nos comprometemos a entregar até 31 de dezembro e, hoje, 16 de dezembro, estão sendo entregues. Essas estações, quando no uso pleno, estarão atendendo 330 mil pessoas por dia. É uma parcela significativa da população que será atendida até março de 2020”, declarou o Governador.
De acordo com o Governo do Estado, o tempo de viagem até o centro diminuirá em 50% com a nova linha. Ela beneficiará 300 mil pessoas por dia. Com a conclusão destas três estações, a próxima a ser inaugurada será a Jardim Colonial, em 2021. “Hoje, a Linha 15-Prata chega a dez estações e, quando assumimos, eram seis operacionais entre o horário parcial, ao qual implementamos o horário integral entre 4h40 e 0h nos dias úteis. Até 2021, serão 11 estações com a entrega da Jardim Colonial, concluindo a primeira etapa da Linha 15-Prata”, disse Baldy.
Por enquanto, as três estações irão funcionar de segunda a sexta em horário reduzido (das 10h às 15h) e com pagamento de passagem. A ampliação do horário de operação está previsto para janeiro.
Estas últimas estações foram inauguradas com um atraso de sete anos, em relação ao cronograma original, que previa a inauguração total da linha para 2012. O Governo do Estado pretende, em breve, iniciar a expansão da linha até Cidade Tiradentes, no sentido leste, e até a estação Ipiranga da CPTM no sentido centro.