SÃO PAULO/SP – A partir da próxima segunda-feira, 4 de maio, o uso de máscaras de proteção será obrigatório nos trens do Metrô e da CPTM e nas linhas de ônibus da Artesp, EMTU e da SPTrans. A iniciativa foi divulgada pelo Governador João Dória e pelo Prefeito da cidade de São Paulo Bruno Covas, na entrevista coletiva sobre a atuação do governo do Estado na pandemia de Covid-19, no início da tarde desta quarta.
“Tenho certeza que essa medida será seguida também por decretos municipais dos demais prefeitos do Estado de São Paulo para tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo. A obrigatoriedade é válida também para táxis e aplicativos, e a especificação será feita pelas prefeituras municipais”, disse Doria.
De acordo com o Governador do Estado, as empresas e os prestadores de serviço deverão fiscalizar e não permitir a entrada ou permanência de pessoas sem máscaras no interior das estações, dos vagões dos trens e nos ônibus. Caso a fiscalização encontre pessoas sem máscaras, a empresa poderá ser advertida e até multada. “As empresas serão fiscalizadas pelos órgãos estaduais e municipais e advertidas se identificarmos o não cumprimento desta determinação. Depois da advertência, serão multadas”, explicou o Governador.
Na cidade de São Paulo, a medida será aplicada também nos ônibus da SPTrans, táxis de carros por aplicativo. A SPTrans irá fiscalizar o cumprimento da determinação junto às linhas e terminais de ônibus, e os fiscais do DTP (Departamento de Transporte Público) irão fiscalizar táxis e carros de aplicativo. Os motoristas de táxi e de carros por aplicativo também deverão utilizar máscaras.
“Muitas vezes as pessoas podem reclamar do incômodo de utilizar uma máscara, mas é um incômodo pequeno em relação ao benefício que ela traz, do ponto de vista sanitário, de dificultar a propagação do vírus aqui na cidade de São Paulo e no Estado. É uma questão humanitária, já adotada como prática comum em muitos países asiáticos e agora em muitos países europeus”, afirmou o prefeito Bruno Covas.
Os decretos com o detalhamento das medidas, tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura de São Paulo, serão publicados nos respectivos Diários Oficiais desta quinta-feira.