Últimas Notícias

Governo recomenda uso do transporte público fora dos horários de pico

CURITIBA/PR – Começou a valer nesta quarta, 10 de março, o Decreto nº 7020/2021, que determina novas ações de combate ao coronavírus. Uma das ações é determinação para a abertura dos estabelecimentos comerciais a partir das 10h, fora do horário de pico. É uma forma de orientar o uso do transporte público fora dos horários de pico, de modo a diluir a quantidade de passageiros pelos demais horários do dia, diminuindo as aglomerações.

De acordo com levantamento da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), quase 80% da concentração da linha Campo Largo – Campina do Siqueira, por exemplo, acontece das 05h30 às 08h05, com média de 1,2 mil usuários nesse período; já no horário entre as 08h00 às 12h00 a concentração é de 372 usuários, ou 22% do total da manhã.

Já na linha Terminal de Fazenda Rio Grande e o Terminal do Pinheirinho, em Curitiba, das 6h às 8h, cerca de 2,5 mil usuários, em média, usam a linha, o que representa 60% do total. Já entre as 8h às 12h a concentração diminui para 1,5 mil.

“Temos um grande desafio, que é o transporte coletivo. Na Região Metropolitana de Curitiba 78% dos usuários utilizam o sistema nos horários de pico, entre 5h30 e 7h30 e entre 17h e 18h30. Fora destes horários os ônibus circulam muitas vezes vazios. Precisamos fazer com que as pessoas utilizem os ônibus nestes horários, que haja um equilíbrio”, afirma o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos. “Precisamos que os empregadores flexibilizem os horários dos seus colaboradores, independente do serviço. É um momento muito delicado da pandemia e só vamos vencer esse momento com a colaboração de todos. Seja o comerciante, o empresário e até o empregador doméstico”, completa.



Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram;
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *