Últimas Notícias

Estações Utinga e São Caetano receberão obras para melhoria de acessibilidade

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO/SP – Nesta quarta-feira, 11 de agosto, foi assinada a Ordem de Serviço para início das obras civis e instalação de sistemas para a melhoria da acessibilidade das estações São Caetano e Utinga, da Linha 10-Turquesa. Na cerimônia estiveram presentes o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy e o Presidente da CPTM Pedro Moro.

O contrato será de 30 meses, sendo 18 de execução de serviços e 12 meses de operação assistida. O investimento será na ordem de R$ 52 milhões e visa revitalizar as estações para oferecer acessibilidade com autonomia, total ou assistida, e segurança para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

As duas estações vão receber redimensionamento e adaptações nos equipamentos dos sistemas elétrico, hidráulico e reservatórios, bem como todos os equipamentos de detecção, alarme e combate a incêndio.

Para ampliar a segurança do embarque e desembarque nos trens, serão executadas regularização e alteamento do piso das plataformas, saguão de acesso e entorno direto da estação. Já para melhorar o conforto dos funcionários, haverá adequação das salas operacionais existentes da estação com sanitários, vestiários e copas operacionais.

Em cada estação, as intervenções serão as seguintes:

Estação Utinga – haverá a instalação de dois elevadores para travessia da passarela existente entre plataformas, construção de rampa no acesso da Av. Paz (acessibilidade) e reforma e adequação da rampa de interligação com o viaduto (acesso norte). A Estação Utinga possui 1.783,50m² de área construída. Após as reformas, a futura estação passará a ter 1.894,90m².

Estação São Caetano – serão instalados quatro elevadores e quatro escadas para travessia entre plataformas, além de construção de rampa no acesso da Rua Perrela. A Estação São Caetano possui 3,4 mil m² de área construída e, com a nova estrutura a futura estação, terá 6,5 mil m².

As obras vão beneficiar 32 mil passageiros diários que utilizam as duas estações.



Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *