BOTUCATU/SP – A Caio, fabricante de ônibus, desenvolveu kits de opcionais visando a prevenção da disseminação do coronavírus. Os equipamentos podem ser instalados tanto em ônibus novos como nos que já estão em operação.
Um dos kits é composto por proteção em vidro para o motorista e para o cobrador. Eles evitam o contato direto entre os operadores com o usuário; são rapidamente instalados e de fácil higienização e manuseio.
Para os passageiros, foram pensadas duas soluções: uma sanefa transparente nos assentos preferênciais, com o objetivo de isolar e proteger pessoas que se enquadram nos grupos de risco; e poltronas demarcadas por capas na cor vermelha, para manutenção do distanciamento, produzidas em material de fácil higienização.
Outros itens estão em desenvolvimento, como o higienizador de mãos e equipamento para aferição de temperatura, a serem instalados na entrada dos coletivos.
“Estamos trabalhando continuamente para que todos possam continuar usando o transporte coletivo, como meio prioritário de locomoção, sem receio de utilizá-lo. O desenvolvimento de soluções eficientes requer estudo e análise de viabilidade, aplicação, durabilidade, custo benefício, entre outros. No momento, pensamos em todos esses fatores para auxiliar nossos clientes nessa fase de adaptação a essa nova realidade, que não sabemos se será duradoura“, explica o gerente de Design da Caio, Roberto Barduco.
De acordo com a empresa, as trocas de ar, considerando apenas os exaustores e ventiladores nos ônibus da marca Caio Induscar, chegam a 33% acima do estabelecido por norma e 63% acima do estabelecido para locais fechados, como escritórios, bancos e supermercados. Essa intensa troca de ar, proporcionada pelos também pelas janelas, alçapões e tomadas de ar naturais, colabora para a não propagação de Covid-19.