Na manhã deste domingo, os trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM voltaram a circular entre as estações Pinheiros e Ceasa. A operação foi retomada plenamente por volta das 11h54, depois que testes com trens vazios confirmaram a que a circulação feita sem causar impacto à estrutura.
A decisão sobre a liberação da circulação foi tomada na manhã deste domingo. Enquanto os trens vazios passavam sob o viaduto, técnicos faziam as medições do impacto da trepidação junto à estrutura. “As oscilações que se apresentaram estavam dentro do esperado, então nós estamos liberando o transporte já com passageiros”, disse Vitor Aly, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) da Prefeitura. No entanto, os trens terão de passar no trecho junto ao viaduto com velocidade de 20km/h por tempo indeterminado. Já está sendo instalada sinalização indicativa no trecho, além de radares.
Com a retomada da circulação, as estações USP-Cidade Universitária e Villa Lobos-Jaguaré, que estavam fechadas desde sexta-feira, foram reabertas.
Obras – Hoje houve nova movimentação na estrutura do viaduto. Ela foi de 3 milímetros, dentro do que a Prefeitura esperava. Os próximos passos são a abertura de uma “janela” na estrutura do viaduto para verificar em que condições os funcionários irão trabalhar dentro dele e a escavação de um buraco para começar o planejamento do processo de alinhamento do viaduto. “Agora demos andamento à escavação da estaca-prova, que vai nos dizer a qual profundidade nós teremos de fundação para a construção de um bloco, que irá aliviar e alinhar novamente a estrutura”, afirmou Aly.
Nesta segunda, haverá a primeira reunião do “Comitê de Gestão de Crises”, formado pelos secretários de Mobilidade e Transportes, de Infraestrutura Urbana e Obras, das Subprefeituras, Especial de Comunicação e do Gabinete do Prefeito para discutir assuntos que envolvem o viaduto.
Trânsito – Durante a vistoria das obras do Viaduto, o secretário municipal de Transportes, João Octaviano, afirmou que a CET continua monitorando e estudando as interdições na Marginal Pinheiros. A intenção é abrir o maior trecho possível até quarta-feira, 21 de novembro.
“Ontem nós fizemos a reabertura do viaduto República da Armênia para aliviar o trânsito na avenida dos Bandeirantes e hoje começamos a trabalhar para a reabertura definitiva do acesso a Rodovia Castelo Branco, na altura do cadeião de Pinheiros. Outras obras serão feitas nos próximos dias para aumentar a capacidade de interação entre a pista expressa, que está fechada, e a pista local”, disse o secretário.
Questionado sobre a interdição desde a ponte Transamérica, Octaviano explicou que o bloqueio foi necessário para evitar um “efeito funil”, de cinco faixas para uma saída, deixando os motoristas represados na pista expressa. Por isso, estão em estudo outras formas para aumentar a capacidade desta intersecção, como a abertura de novas saídas nos canteiros centrais, e assim permitir a circulação.
==========
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
- no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
- no Twitter: twitter.com/circavenidas
- no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
- se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram.