Mais uma vez a volta para casa foi mais demorada para quem usa a Linha 1-Azul do Metrô. No início da noite desta sexta, 17 de maio, um problema em um equipamento de via na estação Jabaquara fez com que os trens levassem mais tempo para realizar a viagem no sentido Tucuruvi-Jabaquara, o de maior fluxo no horário.
Todos os trens que chegavam à estação desembarcavam na Plataforma de chegada (acesso à esquerda de quem entra na estação), eram esvaziados e seguiam para o pátio, onde faziam o retorno e voltavam para a Plataforma de embarque (acesso a direita de quem entra na estação).
A falha estava no aparelho de mudança de via (AMV) que fica entre as estações Conceição e Jabaquara e serve para transferir o trem da via de sentido Tucuruvi-Jabaquara para a outra, Jabaquara-Tucuruvi, e vice-versa. O equipamento possibilita o uso das duas plataformas para embarque e desembarque, deixando a operação mais ágil. Com cada uma delas fazendo uma função, a circulação ficou mais lenta. As paradas em algumas estações ficaram mais longas antes da Jabaquara.
Fizemos uma viagem na linha 1-Azul entre as estações Paraíso e Jabaquara agora a noite. O trajeto, que leva cerca de 17min, levou 25min (21h16 às 21h41). Pelo horário, o fluxo era menor e já havia menos trens na linha. Mas no pico, horário em que todos os trens disponíveis estão operação, isso gerou algumas reclamações de usuários que perceberam a demora no trajeto. No sentido contrário, a operação a viagem não teve atraso.
Questionamos o Metrô, via twitter, depois de receber uma reclamação, e a resposta foi de que nenhuma ocorrência estava sendo registrada no momento. De fato, nada constava no aplicativo do Metrô. Mas o passageiro sabe quanto tempo ele leva para se deslocar em determinado trecho. Se o trajeto estava sendo feito de maneira mais lenta, de fato havia algo errado.
Direto dos Trens – Segundo o perfil do twitter, que registra todas as ocorrências em trens do Metrô e da CPTM, a Linha 1-Azul teve apenas uma ocorrência nesta sexta: uma “interferência da via na estação Jabaquara”, que fez com que as viagens ficassem com velocidade reduzida. Ela ocorreu entre as 13h47 e as 14h13 quando, segundo o registro do site, foi normalizada.
Falta informação – Não é a primeira vez que percebemos que as informações que estão no aplicativo não casam com a realidade. Na dia 9 de maio uma falha em equipamento de via, também na linha 1, causou lentidão por, 2h10min. No entanto, a ocorrência só apareceu no site/aplicativo do Metrô depois de 1h22min. A matéria está abaixo:
Falha e falta de comunicação prejudicam usuários da Linha 1-Azul
==========
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
- no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
- no Twitter: twitter.com/circavenidas
- no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
- informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas
- se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram.