Nesta segunda-feira, 15 de julho, foi publicado o edital da licitação para a compra dos trens e de todo o sistema de sinalização da Linha 17-Ouro, de monotrilho, que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM. A informação foi divulgada nesta segunda pelo Metrô. Todos os arquivos referentes à concorrência estão no site do Metrô (você pode acessá-los clicando aqui).
Além de 14 trens e do sistema de sinalização, a licitação inclui a compra de equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e manutenção dos trens e a instalação das portas de plataforma nas oito estações. Todo esse serviço estava a cargo do Consórcio Monotrilho Integração (CMI), que teve o contrato rescindido pelo Metrô após atrasos no cronograma das obras e na redução no ritmo dos trabalhos. Os problemas levaram à aplicação de multas contratuais, que somam R$ 88 milhões, e à suspensão de participação das empresas que integram o Consórcio de novos contratos com o governo Estadual por dois anos. Dentre as integrantes do Consórcio, estava a Scomi, empresa sediada na Malasia, que fabricaria os trens da Linha 17-Ouro mas está em crise financeira.
A implantação das vigas da via do monotrilho também estava a cargo da CMI. A licitação, que teve o edital publicado em maio, está em curso.
Ainda segundo a nota, outras obras da Linha 17-Ouro estão em andamento. Uma delas é a construção das estações e do Pátio Água Espraiada. O trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da CPTM terá 7,7km de extensão.
O monotrilho da Linha 17-Ouro, que deveria ser entregue em 2014 e fazia parte dos investimentos para a Copa de 2014, deverá ser entregue em 2022 – ano em que, no mês de novembro, ocorre a Copa do Mundo do Catar.
==========
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
- no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
- no Twitter: twitter.com/circavenidas
- no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
- informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas
- se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whats).