Eles serão usados na Linha 13-Jade
Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
No último sábado, 9 de novembro, chegaram ao Brasil mais dois trens chineses, de um lote de oito, adquiridos pelo Governo do Estado de São Paulo. Eles, que foram desembarcados no Porto de Santos, em Santos/SP, são os trens da frota exclusiva da Linha 13-Jade, que liga a estação Engenheiro Goulart ao Aeroporto de Guarulhos.
Esses trens, cuja frota foi batizada de 2500, são compostos por oito carros (vagões) e possuem alguns diferenciais em relação à frota regular, como bagageiro para pequenas malas ,acima dos assentos, e um bagageiro maior, junto às portas, para malas maiores.
Os trens ficarão na Oficina de Presidente Altino, onde passarão por testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. O primeiro trem, que chegou em agosto, já está passando por esses testes. “O primeiro trem está respondendo bem a todos os testes e a previsão é que até o fim deste ano entre em operação comercial”, disse o presidente da CPTM, Pedro Moro na nota emitida pela CPTM.
Nas próximas semanas, os cinco trens restantes devem chegar ao país. Todas as composições são fornecidas pelo Consórcio Temoinsa-Sifang e estão vindo da China, onde foram fabricados.