SÃO PAULO/SP – A SPTrans promoveram mudanças no Bilhete Único (gratuidade e meia-tarifa), no Bilhete Único Especial PCD e no atendimento no posto central e nos postos instalados nas subprefeituras. Com a decretação de pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelas restrições implantadas pela Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo, a SPTrans adotou medidas para evitar o trânsito de passageiros para evitar o contágio pelo coronavírus.
Veja a seguir as providências tomadas:
Fechamento do Posto Central e dos Postos de Atendimento nas subprefeituras
= O Posto Central, localizado na Rua Boa Vista nº 274, Centro, e os Postos de Atendimento nas Subprefeituras serão fechados por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira, 23 de março.
Posto Central
= Para quem já solicitou o pré-agendamento, a SPTrans viabilizará o atendimento remoto. E as auditorias médicas, inclusive as já agendadas, serão reagendadas quando o serviço for retomado.
Os usuários deverão acessar o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento para serem atendidos de forma on-line.
Postos de atendimento nas Subprefeituras
= A partir do dia 23 de março, os Postos de Atendimento nas Subprefeituras serão fechados por tempo indeterminado.
Por esse motivo, a partir desta data a revalidação do Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência será automática, por até 90 dias. Em caso de dúvidas acesse o link: http://www.sptrans.com.br/atendimento.
Atendimentos nas Bilheterias nos terminais urbanos
= a partir do dia 23 de março, segunda-feira, o atendimento nos postos instalados nos terminais de ônibus será das 6h às 22h, de segunda a segunda.
A recarga do bilhete único, um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento, pode ser realizada por meio de aplicativo. A lista de aplicativos credenciados para venda consta no site http://www.sptrans.com.br/app .Depois de comprar os créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores vermelhos no interior dos coletivos.
Renovação automática do Bilhete Único Especial PCD
= Todos os cartões de Bilhete Único Especial PCD com data de validade a partir de 23 de março serão revalidados automaticamente por até 90 dias para evitar o comparecimento presencial.
Suspensão das cotas de gratuidade e da comercialização de meia tarifa do Bilhete Único do Estudante
= a partir do dia 23 de março, a comercialização da meia tarifa para estudantes está suspensa com base no Decreto Nº 59.283, de 16 de Março de 2020, que determina a interrupção gradual das aulas na rede pública municipal de ensino. Vale ressaltar que a cota já adquirida poderá ser utilizada normalmente.
= Já a cota de gratuidade de abril não será gerada, mas a cota que já foi disponibilizada e carregada no cartão também poderá ser utilizada normalmente. Ou seja, tanto para a gratuidade quanto para a meia tarifa os créditos já carregados no cartão continuam disponíveis para utilização dos estudantes.
Suspensão do envio do Bilhete Único Estudante para as escolas
= foi suspensa o envio de cartões de Bilhete Único Estudante para as Unidades de Ensino, tendo em vista que ficarão fechadas pelos próximos dias.
Idoso pode tirar dúvidas sobre o Bilhete Único Especial Idoso por e-mail
= Excepcionalmente, os idosos podem tirar dúvidas, bloquear o Bilhete Único Especial Idoso (por motivo de perda ou roubo) e até apresentar justificativa após bloqueio do cartão pelo e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br . A informou ainda que não haverá atendimento presencial do passageiro idoso nos postos e para qualquer dúvida, envie e-mail.
= lembrando que, mesmo sem o cartão, a pessoa idosa poderá embarcar e desembarcar pela porta dianteira do veículo apresentando ao operador um documento oficial com foto no momento do desembarque.