Durante a apresentação do BRT que substitui a Linha 18-Bronze de monotrilho, o Governador João Dória também anunciou melhorias para a Linha 10-Turquesa da CPTM e o início dos planos de construção da Linha 20-Rosa do Metrô. Não se sabe se a ideia do anúncio conjunto foi uma maneira de amenizar uma possível rejeição à troca do modal da Linha 18.
Sobre a Linha 10-Turquesa, o Governo anunciou a troca da frota de trens: saem os trens da “Série 2100”, os trens espanhóis, trazidos para o Brasil na década de 90; entram os das séries 7000 e 7500, trens que começaram a operar entre 2010 e 2012. Eles devem começar a operar a partir da próxima quarta-feira, 10 de julho.
Além da troca de frota de trens, o Governo ainda anunciou obras de melhorias na sinalização. “O ramal será adequado ao padrão Metrô de qualidade.”, diz a nota do Governo. Além disso, está em desenvolvimento a o projeto para a implantação da estação Pirelli, que ficará entre as estações Celso Daniel – Santo André e Capuava. A nova estação será feita em conjunto pela CPTM e a Prefeitura de Santo André.
Metrô – Além da modernização da Linha 10-Turquesa, o Governo do Estado anunciou o início dos estudos para a construção da Linha 20-Rosa de metrô. Ela ligará o bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, à Lapa. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, que autoriza a contratação dos projetos, já foi autorizada pela Assembleia Legislativa. Está previsto para o mês de agosto a apresentação dos dados e cronograma do projeto.
==========
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
- no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
- no Twitter: twitter.com/circavenidas
- no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
- informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas
- se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whats).
Na entrevista eles falam também em entregar a concessão da L10 para o Metrô no futuro, foi perto do final do assunto da demanda do BRT.