SÃO PAULO/SP – A Linha Uni, concessionária que está construindo e irá operar a linha 6-Laranja de metrô, divulgou, através de nota, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deferiu, na última sexta-feira (07), a solicitação de retomada do salvamento arqueológico do sítio Saracura Vai-Vai localizado na futura Estação 14-Bis, na região do Bexiga. A partir dos próximos dias, a Linha Uni dará sequência ao cronograma de resgate arqueológico do sítio.
Em abril de 2022 foram achados vestígios de um sítio arqueológico a cerca de 3 metros de profundidade na futura Estação 14-Bis, o que levou à necessidade de elaboração de um projeto de resgate arqueológico que permitisse a investigação desses objetos. A empresa contratada pela Linha Uni para a recuperação de cada objeto arqueológico é A Lasca, especializada em serviços de arqueologia para licenciamento ambiental, cuja responsabilidade é acompanhar a movimentação de solo, averiguar o sedimento e as camadas de solo mais profundas na procura de vestígios arqueológicos.
“As prospecções arqueológicas, ou seja, sondagens sistemáticas nos terrenos em suas áreas totais, foram realizadas em todas as unidades construtivas da Linha 6-Laranja, tanto em estações como em poços de ventilação, saída de emergência e acessos”, esclarece a A Lasca.
Segundo a Linha Uni, até o momento, foram resgatados e catalogados mais de 4.000 itens, entre louças, cerâmicas, metais e peças de vestuário, que ajudam a contar a história do antigo Quilombo Saracura, um dos maiores quilombos de São Paulo localizado no coração do Bexiga.
“Todos os canteiros de obras da Linha 6-Laranja possuem atividade de averiguação arqueológica, que são envolvidas sempre que se inicia a etapa de escavação por determinação da Licença Ambiental. Nosso intuito é promover o desenvolvimento preservando a história da cidade, sempre em diálogo com a comunidade e partes interessadas”, disse o CEO da Linha Uni Jaime Juraszek.
Já foram realizadas mais de 10 vistorias por representantes do Iphan ao canteiro de obras da Estação 14 Bis e à área de escavação do sítio, e desenvolvidas pesquisas históricas sobre o contexto desta localidade.
Possui o aplicativo Telegram? Então, entre no Canal do Circular Avenidas e receba no seu celular as postagens do site e outras informações.
O link é este: https://t.me/circularavenidas.
Também estamos no:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.